domingo, 25 de abril de 2010
Melhor amigo
O melhor amigo desta semana é a Marina, uma menina muito querida e simpática.





Muito bem Marina!




Etiquetas:

 
posted by Os Finalistas at 23:26 | Permalink | 0 comments
Semana da Leitura
Na semana passada realizou-se a semana da leitura na nossa escola, que teve como objectivo relembrar-nos que um livro é sempre nosso amigo, pois através dele viajamos para sítios até então desconhecidos, aprendemos muitas coisas interessantes...

Assim, na semana da leitura escrevemos um pequeno texto sobre a importância de ler, a nossa colega Jessica Micaela continuou o nosso vai e vem de histórias, projecto iniciado há alguns meses, declamámos poesia e até tivemos um concurso de leitura e calculem que o vencedor foi o nosso colega Diogo. Muitos Parabéns Diogo, mereceste!!!

Para além disso, trabalhámos a obra "No reino do rei Rufino"da escritora Ana Beatriz Afonso, que tivemos a oportunidade de conhecer.

Etiquetas:

 
posted by Os Finalistas at 21:30 | Permalink | 0 comments
segunda-feira, 19 de abril de 2010
A primeira semana do terceiro período foi dedicada à correcção de trabalhos e ao treino para as provas de aferição, que estão quase aí...


Mas também realizámos o nosso concurso da tabuada e elegemos o nosso melhor amigo.


Assim, os vencedores do concurso da tabuada foram o Gonçalo, o Diogo, o João e a Ariana.










Muito bem!!!


E o melhor amigo desta semana é o Leonardo, um menino muito solidário e amigo de todos.








WebRecados.com - Recados Animados para seu Orkut





 
posted by Os Finalistas at 00:58 | Permalink | 0 comments
domingo, 4 de abril de 2010
Páscoa
O que é a Páscoa?

A celebração da Primavera

Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do Inverno e a chegada da Primavera.

Para os antigos, festejar a Primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.

A palavra "Páscoa" vem do hebreu "pessah" e significa "passagem", "mudança", refere-se ao êxodo (saída) do Egipto de Moisés.


Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (em inglês, Easter quer dizer Páscoa, e em alemão é Oster).

Ostera era a Deusa da Primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida.

Estes antigos povos comemoravam a chegada da Primavera decorando ovos. Mas o costume de os decorar para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X.

O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados.
Acreditava-se que receber ovos pintados trazia boa sorte, fertilidade, amor e fortuna.

A oferta de ovos manteve-se até hoje e de várias formas.


A Páscoa cristã

Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário recordar que muitas celebrações antigas foram integradas nos acontecimentos relacionados com Cristo.

A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu).

A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa.

A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera.

Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Sabias que a sequência exacta de datas da Páscoa se repete aproximadamente a cada 5 milhões de anos do nosso calendário?

E para os curiosos, ficam aqui as datas da Páscoa até 2010:

2005 - 27 de Março
2006 - 16 de Abril
2007 - 08 de Abril
2008 - 23 de Março
2009 - 12 de Abril
2010 - 04 de Abril


A Páscoa judaica

Em hebraico, existe a "Pessah", a chamada "Páscoa Judaica", que começou a celebrar-se há cerca de 3 mil anos, quando os hebreus iniciaram o "êxodo" (a viagem de libertação do seu povo, pela mão de Moisés, depois de serem escravos do Egipto durante 400 anos).

Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação.

A comemoração inclui (entre outras coisas) uma refeição, onde se come o Cordeiro Pascal, pão sem fermento (o "matzá"), ervas amargas e muito vinho.



Estas e outras curiosidades estão no site http://www.junior.te.pt/






BOA PÁSCOA








Etiquetas:

 
posted by Os Finalistas at 21:01 | Permalink | 0 comments
Semana do Desporto
A nossa última semana de aulas foi dedicada ao desporto. Fizemos muito exercício físico, jogámos muitos jogos tradicionais e, acima de tudo, convivemos de forma saudável uns com os outros.
Foi uma semana cansativa, mas muito divertida!


Etiquetas:

 
posted by Os Finalistas at 20:52 | Permalink | 0 comments